quarta-feira, 23 de novembro de 2011

algumas considerações 14

Postei no meu Orkut a sugestão da leitura de "2455- Cela da Morte.,um livro comovente, talvez um dos melhores que eu já tenha tido oportunidade de ler. A estória de Caryl Chessman é, também , um pouco da estória de milhares de pessoas, que por seus crimes e perversidades, foram condenadas à morte. Chessman era uma pessoa especial, de uma inteligencia fora do comum. Após tantos anos numa prisão, lutando desesperadamente, usando de todos os recursos que lhe eram possíveis para conseguir a sua liberdade, ele não se dava por vencido, não desistia nem desanimava com as sucessivas recusas de "hábeas corpus". REGRESSANDO DA ESCURIDÃO é o último capítulo de seu livro. Nele, o leitor tem uma visão total e realista da problemática do crime no mundo inteiro. Ele não queria morrer; não porque tivesse medo da morte, mas porque era profundamente preocupado com a não solução do problema em sí. Executando-o a sociedade não estaria resolvendo problema algum. 2455-Cela da Morte, é, antes de tudo,um documentário sobre a difícil e trágica vida de um condenado à morte. O que leva algumas pessoas a trilharem o caminho do crime, as causas, os problemas que se originam na infância e se aprofundam com a idade adulta são alguns dos inúmeros elementos que formam um criminoso perigoso como era Caryl Chessmam. ALGUMAS FRASES MARCANTES- "Ele se lembra de que teve uma vez um rosto jovem, sensível, saudável. O rosto e o homem.... Que foi que os mudou? Foi algo que sucedeu há longo tempo. Como é que um homem chega ao corredor da morte?" "O mau hálito social nunca reformou ninguém" "Qualquer coisa é melhor do que ter medo". Assim que o passarinho se foi, desapareceu de sua vista, whilt voltou-se e olhou para sua mãe. "O pardal foi embora mamãe," disse ele, tristemente, "e nem uma vez olhou para traz! Esta talvez tenha sido a primeira grande perda que whilt experimentou na vida. O fato do pardal não ter se voltado para olhá-lo mais uma vez antes de ir-se definitivamente só serviu para acentuar ainda mais o sentimento de regeição que sempre o dominou. Ele foi, desde criança, um menino muito fraquinho fisicamente, apanhava na rua dos outros garotos e vivia se escondendo dos mais fortes. Só muito depois, quando veio a descobrir a sua própria inteligência, que poderia usá-la para se fazer respeitar, quando descobriu que poderia tirar proveito dela para se impor e punir as pessoas que o haviam maltratado, foi que whilt adquiriu autoconfiança e se iniciou na delinquência. "Qualquer coisa é melhor do que ter medo" foi uma frase que sempre o acompanhou, como se fosse um lema, uma justificativa para as ações erradas que cometia. E o menino sensível, terno e amoroso foi sendo esquecido. Em seu lugar nascia um bandido perigoso, astucioso e muito, muito inteligente, que dominava suas vítimas e se deleitava ao ver o pavor estampado em suas fisionomias, que usava seu espírito criativo para enganar, driblar a justiça e seus ingênuos executores. "Filhinho, se continuar assim, você acabará na câmara de gás!" "Quando você se libertar, deverá começar a escrever!" exclamou minha mãe, compreensiva. - Quando eu me libertar, escreverei ou estarei morto". -"Você não morrerá", insistiu minha mãe. "Não morrerá antes que seu espírito criador tenha cumprido a sua missão"! Talvez por ter o autor vivido a experiência de escrever a sua própria história,uma história comovente e cheia de violência, esse livro tenha me sensibilizado tanto. Eu ainda lembro dos comentários que o meu pai fazia com os amigos sobre a possível execução de Chessmam. Lembro da sua revolta, da sua voz alterada na defesa de Chessmam. Naquela época eu era muito pequena, mas também muito curiosa. Os assuntos dos adultos me fascinavam e eu achava que o meu pai era o máximo, o homem mais inteligente do mundo. Meu pai ficou revoltado, o mundo inteiro ficou revoltado. De todas as cidades vinham cartas pedindo para que Chessmam não fosse executado. As pessoas saíam às ruas em passeatas, com cartazes, pedindo que a justiça reconsiderasse e desse, na pior das hipóteses, a pena de prisão perpétua. De nada valeram os apelos, os pedidos, os cartazes. O "bandido da luz vermelha" foi executado pontualmente, à hora marcada, tendo sido transmitido pelo rádio(naquele tempo não existia televisão) até o seu último instante de vida. Chessmam não queria morrer. No último capítulo do seu livro o leitor tem uma visão total da verdadeira transformação da personalidade de Chessmam. De violento e também psicopata, ele passa a ser uma pessoa conscientizada, profundamente preocupada com a criminalidade no mundo, com a execução desnecessária de muitos dos acusados, e com a não solução do problema em sí. 2455-Cela da Morte. Um livro muito bom! O que registrei aquí retrata única e tão somente a visão que eu construí do livro, após a leitura. São idéias pessoais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário