sexta-feira, 4 de junho de 2010

algumas considerações 5

Estava pensando na importância que a religião tem na vida de algumas pessoas, do meu marido, principalmente. Eu o admiro muito por isso, pela sua religiosidade sempre tão presente no seu dia a dia. Nunca fui uma pessoa religiosa. Devo confessar que sempre tive medo de me envolver demasiadamente com alguma entidade ou congregação religiosa. Minha irmã Zuleuza se associou a uma determinada religião que se dizia "verdadeira", e acabou por perder por completo a noção da realidade. Lembro dos absurdos que ela dizia , das noites em claro que ela passava, lendo, chorando,inconformada com os relatos tristes que os livros contavam. Talvez eu esteja errada, mas a verdade é que eu desconfío muito de pessoas que vivem sob penitência e gejuando. Não me inspiram confiança, é isso. Conheço algumas extremamente dedicadas à igreja mas capazes de atitudes surpreendentes. É a tal máscara, a máscara que vez ou outra faz-se perceber até e principalmente pelos pequenos e aparentes insignificantes gestos. Insignificantes e reveladores. Procuro me manter à margem de tanta divisão, embora admire muitíssimo a religião da qual o meu marido faz parte. Conheço o extenuante trabalho que realizam na evangelização de pessoas e o quanto é difícil o trabalho de casa em casa. Defendo a ideia de que Deus julgará as pessoas individualmente, e isso não tem nada a ver com a escollha de religião. Se Ele conhece a cada um de nós, não importando a qual religião pertencemos, provavelmente a conduta individual é que realmente definirá quem merece e quem não merece a vida eterna Torno a dizer: Tenho medo dessas pregações chamativas, ensurdecedoras, que confundem as pessoas, que transformam a fé num "negócio" lucrativo, que subornam e enganam, incutindo nas pessoas a esperança de vida eterna. Será que Deus concordaria com essa estranha maneira de exercer a religiosidade? Ainda esta semana ouví pelo radio a notícia de que cresce a cada dia o número de pessoas sem religião definida. Será uma resposta a toda essa "mentira" que estão pregando por aí? Será que as pessoas estão se desepcionandoe portanto, "escolhendo" não participarem dessa farsa terrível? Acho que é justamente isso que está acontecendo. Preciso pensar mais sobre o assunto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário